100% Fabricado no Brasil
cadeado-icone Site Seguro!
As pessoas costumam ligar para a nossa fábrica perguntando se esta oscilação é normal. Muitos acham estranho a máquina ficar oscilando enquanto trabalha e perguntam se não dá pra deixar a máquina com um valor fixo. Nós sabemos que esse assunto te interessa e muito, então leia na íntegra e descubra!
É muito comum os sumblimadores ficarem observando a temperatura do painel enquanto estão trabalhando. Geralmente isto ocorre no início da carreira profissional, onde estão fazendo experiências com estampas, entendendo mais sobre o assunto. Esta é uma fase importantíssima do processo de aprendizado no mundo da sublimação. Depois de um tempo eles acostumam com a oscilação e seguem com o trabalho sem dar muita importância a ela, há não ser que a oscilação seja severa.
Essa oscilação é normal? Para obtermos a resposta correta é muito importante entendermos como funciona o processo de aquecimento e controle da temperatura da máquina. Vale a pena pausar aqui e ler o nosso tópico sobre eficiência energética antes de entrar nesse tópico
Vamos pensar no tanque de combustível de um automóvel. Geralmente o dono do carro completa o tanque, vai usando o carro até chegar na reserva, assim que chega na reserva ele leva o carro ao posto e completa o tanque, e assim sucessivamente. Se o tanque fica vazio o carro desliga e para. Se o frentista coloca mais combustível que o tanque suporta ele vaza e estraga a pintura do carro....
A lógica é a mesma para uma prensa térmica. A placa térmica é aquela que entra em contato com o tecido, ou papel sublimático ou teflon. A sublimação só ocorre por que existe transferência de calor da placa térmica para o tecido+papel sublimático. Neste processo estes dois últimos absorvem calor da placa térmica que tem sua temperatura reduzida na medida exata que o tecido absorveu. Então a cada número digamos “X” de prensadas a placa térmica perde calor ao ponto de a tinta não conseguir mais evaporar, como se o tanque do automóvel entrasse na reserva e fosse parando. Então o controlador lógico manda energia para as resistências e a placa térmica volta a aquecer. Vamos encher o tanque!
O controlador lógico lê a temperatura da placa térmica e toma decisões de aquecer ou não aquecer dependendo da tempera. Ele também consegue ler a velocidade em que o aquecimento está ocorrendo e consegue, por meio de cálculos muito precisos, parar de energizar a resistência antes da placa térmica atingir a temperatura de queima do tecido. Desta forma, a temperatura da prensa vai oscilar de tempos em tempos com o objetivo de manter a média desejada. Esta média é a temperatura que você programou no teu controlador. Se o controlador for bom de serviço ele não vai deixar a temperatura cair demais ao ponto de não sublimar e também não vai deixar a temperatura subir demais ao ponto de queimar seu trabalho.
O controlador da Maquinatec é feito pela INOVA exclusivamente pra nós. A INOVA até vende um controlador similar ao nosso no mercado para os nossos concorrentes, mas o não com os nossos parâmetros de regulagem up/down. Nele, nós colocamos a nossa experiência de mais de 10 anos em sublimação! Este é um dos motivos pelos quais a nossa máquina e imbatível. Esta parametrização fina é feita exclusivamente para cada modelo de nossas máquinas. Muito top!
Conclusão #pelamordeDeus então como faço para a prensa não oscilar? Simples! Basta não estampar!! Assim ela não perderá temperatura para o tecido! Kkkkk Brincadeiras à parte, se a oscilação for muito severa provavelmente há algo errado com algum componente da máquina ou com alguma programação. É raro termos problemas com o controlador, mas pode acontecer. Se você leu o nosso tópico sobre eficiência energética entenderá também sobre a eficiência térmica de nossos componentes e a partir daí fica bem claro como nós conseguimos propor pra você o melhor custo x benefício do mercado brasileiro
Esperamos que tenha gostado do tema. Quer ter acesso a uma tabela de tempos e temperaturas de diversos materiais para sublimação, totalmente grátis? Clique aqui e aproveite esse excelente conteúdo. Curtiu? Deixe um comentário
Saiba mais sobre a nossa história. Clique aqui! Saiba mais sobre a nossa política de revenda. Clique aqui! Conheça nossas prensas térmicas: Clique aqui! Curta nossa página nas mídias sociais e fique por dentro das promoções e cupons de desconto:
Captcha